GESC / IAHB (2013/ 2014)

Iniciado em Abril de 2013, e com seu encerramento no segundo semestre de 2014, o IAHB em parceria com o GESC (Gestão para Entidades da Sociedade Civil), desenvolveu um programa de capacitação para as organizações sociais de Sorocaba e Votorantim.

 

A finalidade do programa foi contribuir para o fortalecimento institucional das organizações sociais de Sorocaba e Votorantim a partir da transferência de conhecimentos, práticas e experiências referentes às principais áreas de gestão das organizações sociais. Seus objetivos foram:

 

  • Oferecer espaços de reflexão, debate e troca de experiências entre os representantes das várias organizações sociais participantes;
  • Contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade das organizações;
  • Apoiar os esforços das organizações quanto à melhoria na qualidade do atendimento e contribuir para maior eficácia e perpetuidade no cumprimento de sua missão.

 

As capacitações tiveram duração de quatro meses, contando com 90 horas de atividades em sala de aula, durante as quais foram abordados conceitos e técnicas referentes às principais áreas da gestão, além de 60 horas práticas desenvolvidas por meio de 10 sessões de consultoria, três workshops, visitas às ONGs e reuniões com consultores, totalizando mais de 150 horas em todo o processo.

 

Os temas abordados ao longo do treinamento foram: Estratégia, Elaboração de Projetos, Marketing e Comunicação, Captação de Recursos, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Tecnologia da Informação, Qualidade, Indicadores de Desempenho, Governança, Prestação de Contas, Técnicas de Apresentação e Voluntariado, entre outros. Todas as aulas foram ministradas por executivos e empresários voluntários, ex-alunos de MBAs da FIA/USP.

 

O treinamento promoveu o aprendizado e aprimoramento de 11 organizações sociais das cidades de Sorocaba e Votorantim. Todas estavam em funcionamento por no mínimo 3 anos e foram representadas por dois de seus colaboradores.

 

O programa contava com dois momentos para avaliação de impacto: um no início do programa e outro um ano após a sua realização. Para o desenvolvimento da avaliação, uma equipe de consultores do GESC foi enviada para avaliar o impacto causado nas organizações, mediante a disseminação do conhecimento e aprendizado recebidos no treinamento na decorrência dos meses que se passaram.

 

Alguns resultados quantitativos demonstrados nas 11 organizações participantes foram: 22 representantes das organizações participaram com um total de envolvimento de 378 colaboradores, aproximadamente 1.900 beneficiários diretos, 26.500 beneficiários indiretos e mais de 3.700 horas de dedicação.