ConSePS 2014

Em sua oitava edição (2014) com o objetivo de aprimorar o fortalecimento e desenvolvimento das organizações sociais, o IAHB propôs a Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS nova reformulação do Conseps e passou a ter o papel de co-realizador do concurso. Antes se analisava o histórico e demandas das organizações, e a partir de 2014 o foco se voltou para o desenvolvimento do potencial de impacto de cada organização participante.

 

A partir desta reformulação, o concurso adquiriu uma maior robustez, incentivando organizações sociais a repensarem sua atuação de modo a aumentarem o impacto social do seu trabalho, e a se tornarem mais bem gerenciadas, a partir de conhecimentos e ferramentas que foram transmitidas aos participantes. Seu objetivo agora não estava pautado simplesmente em um prêmio, mas no universo de diversas ferramentas que estavam sendo ofertadas.

 

As 18 OSCs participantes receberam 72 horas de capacitação em gestão sendo divididas em:

  • Planejamento Estratégico;
  • Estratégia de Impacto;
  • Gestão de Projetos Sociais (PMD Pró 1);
  • Captação de Recursos

 

Além de assessorias voluntárias de alunos do curso de Empreendedorismo II de Engenharia de Produção da Facens; fomento de um espaço de troca entre as organizações (rede Conseps) e a possibilidade de receber um investimento no valor de R$ 15.000,00 para 3 organizações que apresentassem um plano de implementações para o aumento de seu impacto.

 

Os resultados desse novo posicionamento beneficiou 18 organizações, 36 profissionais e voluntários atuantes nessas organizações, e aproximadamente 6.772 beneficiários indiretos atendidos pelas organizações.