Cidadania Inclusiva (2013/ 2014/ 2015)

O projeto iniciou-se em Agosto de 2013 com reuniões de articulação e parceria junto ao CAT Senador José Ermírio De Moraes (SESI de Sorocaba) e a Escola SENAI Ítalo Bologna de Itú e com algumas organizações sociais da cidade de Sorocaba que tinham como seu público alvo, pessoas com deficiências (PcDs).

 

Dentre os assuntos debatidos nas reuniões, entendeu-se a necessidade de oferecer uma oportunidade de educação diferenciada buscando inicialmente um nivelamento escolar para uma posterior preparação profissional visando a inserção destas pessoas (PCDs) no mercado de trabalho.

 

Iniciava-se então o Projeto “Cidadania Inclusiva”, que possuía 3 fases e tinha previsão do término de sua última fase em 2015. Dentro da rede de organizações sociais da região que ofertam atendimento à PcDs, 3 organizações parceiras do IAHB selecionaram um total de 15 pessoas com deficiência para esse projeto piloto.

 

As aulas de nivelamento escolar foram ministradas no CAT Senador José Ermírio De Moraes, SESI de Sorocaba, dentro do contexto da cidadania inclusiva com uma carga horária de 360 horas, divididos por conteúdos formativos que abrangem conceitos em diversas áreas: Higiene e Saúde, Desenvolvimento Humano, Conhecimento gerais, Preparação para o trabalho (Ética Profissional e Leis Trabalhistas). Já as aulas de capacitação profissional seriam iniciadas na Escola SENAI Ítalo Bologna, Itú com uma carga horária de 800 horas, divididos em 2 opções de curso: Auxiliar Administrativo e Almoxarife, porém essa fase foi incorporada ao projeto estadual aprovado pela FIESP chamado Meu Novo Mundo.

 

Os objetivos do Cidadania Inclusiva foram:

  • Elevação e nivelamento de escolaridade;
  • Acesso a informações básicas acerca de higiene, disciplina, documentação, bem como noções de manuseio de dinheiro;
  • Qualificação e embasamento profissional para criar maiores chances de inserção no mundo do trabalho;
  • Gerar maior e melhor absorção das PcDs junto às empresas da região de acordo com a lei de cotas;
  • Incentivar maior participação da família das PcDs, possibilitando mais autonomia para poderem planejar e pensar em outras oportunidades; e
  • Oferecer às PcDs o acesso à ambientes comprometidos com o ensino de alta qualidade e consequentemente gerar oportunidade de efetiva inclusão social.

 

Toda a metodologia e processo se resumiram em 3 fases, a saber:

 

1ª fase

Reuniões de alinhamento, articulações e parcerias.

 

2ª fase

SESI – Nivelamento escolar e alinhamento dos alunos do ponto de vista educacional, cidadão e de preceitos básicos de educação e etiquetas de comportamento profissional estabelecidos de acordo com normas empresariais.

 

3ª fase

SENAI – Respeitando as habilidades e limitações de cada um dos alunos, alocação dos mesmos nos cursos profissionalizantes do SENAI.

 

No decorrer do projeto, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) vinha desenvolvendo alguns programas pilotos na área de inclusão e treinamento de PCDs para o mercado de trabalho, e gostando das experiências adquiridas no programa desenvolvido pela parceria entre SESI, SENAI e IAHB, o Cidadania Inclusiva foi incorporado ao programa estadual da FIESP chamado “Meu Novo Mundo”.

 

O Meu Novo Mundo visa promover a inclusão de PCDs através de aulas de Cidadania, Esportes e Capacitação, e trazer soluções para as empresas quanto a questão de contratações pela lei de cotas.

 

Mais informações: http://www.meunovomundo.org.br/

 

Alguns resultados adquiridos durante a realização do Cidadania Inclusiva foram: aumento da autoestima das PCDs, melhor relacionamento das PCDs em seus ambientes familiares, inclusão das PCDs em um ambiente escolar de alta qualidade, sensibilização de alunos e profissionais e a contratação efetiva de todos os participantes com a função de aprendiz por três empresas da região de Sorocaba.