Doa Sorocaba

O Doa Sorocaba é uma campanha cívica e democrática que surgiu a partir de uma derivação do movimento conhecido como #GivingTuesday que surgiu nos Estados Unidos em 2012, quando o Belfer Center for Innovation & Social Impact na 92nd Street Y , propôs uma ideia em oposição ao consumismo inconsciente para celebrar e encorajar doações e filantropia, como um dia global de doações alimentado pelo poder das mídias e colaboração.

O objetivo do movimento é engajar a população em um movimento mundial de solidariedade que incentiva as pessoas a doarem não apenas bens materiais e dinheiro, mas também seu tempo, atenção, conhecimento, e voz a quem necessita.

Em 2013 foi instituído o Dia de Doar no Brasil. Essa celebração não tem uma data fixa. Ocorre sempre na primeira terça-feira logo após o Dia de Ação de Graças, considerado por muitos o feriado mais importante na América do Norte e faz um contraponto com datas comerciais atualmente muito fortes, como as Black Friday e Cyber Monday.

Em Sorocaba, o Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), que tem como missão despertar os cidadãos para o seu potencial transformador, adorou a possibilidade de poder disseminar e pensar ações referentes à doação e engajamento de pessoas com as mais diversas causas e públicos em 2014.

Porém em 2015, desafiados pelos promotores da campanha nacional, o IAHB conheceu a campanha independente feita na cidade de Baltimore (EUA) – Bmore Gives More, e então municipalizou a campanha em Sorocaba, criando então o Doa Sorocaba, de forma a destacar a cidade como um município onde as pessoas verdadeiramente se comprometem com causas sociais. Esse trabalho vem sendo possível desde então com o apoio da Atua Agência na criação e divulgação da campanha.

O IAHB acredita no poder transformador da doação, tanto para quem recebe quanto para quem doa e por isso reforça que, apesar da data comemorativa, as doações podem ser feitas todos os dias e por isso sugerimos que os parceiros façam alguma ação, posicionamento ou atividade relacionado ao tema, engajando colaboradores, outros parceiros, divulgando causas e etc. para que a campanha alcance os mais diversos públicos. Fundamental é que as iniciativas sejam divulgadas em mídias sociais com a utilização de #doasorocaba #diadedoar #tododiaédiadedoar, pois acreditamos que dessa forma outros se sentirão inspirados a participar também!

Essa campanha possibilita que o doador fale da sua experiência de doar e como ela é gratificante! O compartilhamento desse tipo de informação nas mídias sociais reforça a ideia de que doar é simples e fácil e inspira mais pessoas a fazerem o mesmo!

Para o Doa Sorocaba 2018, o IAHB ofereceu a organizações sociais parceiras um workshop sobre técnincas de Storytelling, pois acreditamos que ela pode ajudar as organizações sociais a falarem sobre sua causa, missão e resultados de maneira persuasiva e que encante os públicos que a ouvirem e partirem para a ação. A data do workshop foi oportuna para que as organizações pudessem se preparar de maneira estruturada para o Doa Sorocaba.

O Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras, tendo em vista que o objetivo de contar uma história é encantar e cativar uma audiência e leva-la a aderir a uma ideia ou ação. Ele é um método que promove o seu negócio / sua causa de maneira perspicaz e inteligente. O Storytelling é muito utilizado no Marketing e na Publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa.

Siga esse movimento em no site e redes sociais:

WebSite: http://doasorocaba.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/DoaSorocaba/

Instagram: https://www.instagram.com/doasorocaba/?hl=pt-br