ConSePS 2016 – Edição 10 anos

Em sua décima edição o ConSePS Facens 2016 procurou trazer novas contribuições para o crescimento e desenvolvimento das organizações sociais.

O objetivo do concurso nesta edição foi selecionar organizações sociais que realizassem atividades relevantes nos municípios paulistas de Sorocaba e/ou Votorantim, contribuindo para que tivessem a inspiração e a capacidade de ampliar o impacto de suas ações, gerando assim maiores benefícios ao seu público alvo e comunidade e inspirando o empreendedorismo social para a construção de uma sociedade mais justa.

O ConSePS 10 anos foi dividido nas seguintes etapas:

 

Capacitações:

  • 16 horas de capacitação em Planejamento Estratégico;
  • 24 horas de capacitação em Gestão de Projetos Sociais pela metodologia certificada internacionalmente PMD Pro1 (Project Management for Development);
  • 16 horas de capacitação em Captação de Recursos;
  • 08 horas de oficina de pitch.

 

Imersões para lideranças: foram 32 horas de espaços de trocas, reflexão aprofundada e envolvimento das lideranças das organizações para fomentar as mudanças necessárias, fruto dos seguintes temas que foram trabalhados: Expansão de impacto, formação e gestão de equipes de alta performance, alinhamento de missão pessoal e organizacional, formação de lideranças e sucessão, identificação de possibilidades de expansão de impacto e desenvolvimento e implementação de plano de mudanças.

 

Pesquisa para diagnóstico organizacional: A pesquisa teve como objetivo diagnosticar o grau de maturidade das organizações participantes em 12 áreas de gestão diferentes: identidade organizacional, estratégia, gestão e captação de recursos, valores organizacionais, aprendizado e inovação, equipe de liderança, conselho, equipe, voluntários, comunicação, estrutura organizacional e processos.

 

Premiação: As organizações que cumpriram os critérios de participação apresentaram um plano de implementação dos conhecimentos adquiridos apontando as mudanças que seriam implementadas e seu impacto esperado. Os três planos mais consistentes e alinhados com os objetivos do ConSePS receberam um investimento de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada.

 

Celebração 10 anos: Realizado desde 2007, o concurso originalmente era focado em projetos apresentados por entidades de assistência social com prêmios pontuais. A partir de sua oitava edição, que ocorreu em 2014, o ConSePS inovou e transformou a sua forma de selecionar e premiar as organizações da sociedade civil de Sorocaba e Votorantim que se candidatavam ao concurso, ampliando seu escopo para a seleção e o apoio a organizações sociais, com foco em contribuir para a expansão do impacto de suas ações.

Nestes 10 anos o concurso já distribuiu 31 prêmios, sendo 23 organizações sociais contempladas, atingindo muitos benificiários diretos e indiretos, propagando horas e mais horas de capacitações e imersões, tudo isso com muita cumplicidade, desafios, aprendizados e muitas trocas!

Para a comemoração desta data tão significativa de muitas histórias, a Facens realizou um evento aberto a todas as organizações sociais de Sorocaba e Votorantim com duas palestras inspiradoras apresentadas por dois empreendedores brasileiros ilustres:

  • Karen Worcman – Historiadora pós graduada em linguística, e criadora do Museu da pessoa em SP, instituição pioneira que se dedica, há 22 anos a transformar histórias de vida em informação para promover o conhecimento na sociedade; e
  • Wellington Nogueira – Fundador do grupo de palhaços em hospitais “Doutores da Alegria”, que no Brasil foram os grandes responsáveis por levar alegria, humor e leveza na humanização dos hospitais e tratamentos dispensados à crianças.

Este ciclo de 10 anos de bons projetos foi encerrado com chave de ouro e muita inspiração.